ONDE APLICAR? VEJA SUGESTÕES E TUTORIAIS PARA SE INSPIRAR

terça-feira, 22 de setembro de 2009

PASSO A PASSO

COMO FAZER APLICAÇÃO COM TERMOCOLANTE

Material
  • Camiseta, pano de prato ou toalha para receber a aplicação
  • Tecidos estampados de algodão
  • Ferro a seco
  • Papel termo colante
  • Molde com desenho
  • Lápis 6B
  • Linha para casear (meada)
  • Agulha
  • tesoura
Vou me inspirar neste desenho e aplicá-lo em uma toalhinha:
     1) Escolha o desenho e copie no papel termocolanteno lado mais liso. Aproveite a transparência do termo para copiar a imagem. Se vc tem boa habilidade risque exatamente em cima do traço e depois recorte paralelamente, deixando uma pequena margem. (Pra vc ter idéia da margem, eu fiz 2 riscos: o pontilhado é o tamanho real do desenho e a linha cheia é com a borda)



    2) Escolha o tecido, de algodão e lave-o previamente. Coloque o tecido com a estampa para baixo sobre uma superfície de algodão. Coloque o desenho do papel termo colante por cima

     3) Passe o ferro, à seco. Posicione sobre o desenho e segure-o por alguns segundos. Cubra mais uma área e assim por diante até terminar todo o desenho. Não faça movimentos de vai e vem no desenho para não perder a cola.


    4) Colado, recorte em cima da linha real do desenho (pontilhada), descartando a borda.

    5) Descole o papel do tecido e aplique sobre a toalha

    Se vc mesclar cores de tecidos e várias partes, monte todo o desenho e depois passe o ferro, tudo de uma vez!
    6) Agora é só arrematar fazendo o caseado...


    Atenção:
    • A aplicação fica espelhada com a imagem!!!  Imprima o desenho ao contrário, ok? Principalmente se for letras!!!
    •  Lavar os tecidos previamente é importante para evitar encolhimentos.
    • Tecido ideal é o tricoline, 100% algodão, próprio para patchwork.
    • Termocolante pode melecar o ferro, principalmente os papéis nacionais. Ao passar, use um paninho por cima da aplicação e evite estragar o ferro.
    • Se a agulha melecar, limpe-a com um paninho umedecido para remover os resíduos entre uma caseada ou outra. Facilita o trabalho.


    PERGUNTAS FREQUENTES:

    • MEU TERMOCOLANTE NÃO COLA! 
    Atente-se à temperatura do ferro! Muito quente faz a cola evaporar, muito frio não faz efeito. A temperatura muda conforme a marca do termocolante, então sugiro testar antes de aplicar.

    • MEU APLIQUE FICA DESFIANDO!
    O caseado precisa ter ponto firme, mas não apertado. 
    O tecido precisa ter boa qualidade.
    O trabalho deve ser lavado à mão ou em ciclo delicado.
    Você pode passar termolina, delicadamente, sobre o caseado. Tenha o cuidado para não manchar o trabalho. Recomendo principalmente para panos de prato.
    •  AQUI NA MINHA CIDADE NÃO ENCONTRO PAPEL TERMOCOLANTE!
    Hoje em dia existe no mercado uma entretela colante DUPLA FACE. Pode ser usada também para esta técnica. O aplique fica um pouquinho mais duro, mas é uma questão de se adaptar.
    • PODE USAR OUTROS TIPOS DE TECIDOS?
    Sim, basta testar! Tecido que não desfia e que adere bem à cola. Só não indico misturar... tecidos respondem de maneiras diferentes à torção e esticamento. Pode arrebentar os pontos, enrugar o aplique... Tenha bom senso, lógico!
    • PODE USAR OUTROS PONTOS?
    Sim, pode, desde que proteja a borda.

      Precisando de material?
      Indicações aqui

        91 comentários:

        1. Uhuuuuu!!!
          Esse blog tá tudo.
          Vou linkar lá no meu.
          Bjks

          ResponderExcluir
        2. AMIGA ESTE BLOG ESTA D++++++++++++
          OBRIGADA POR DIVIDIR CONOSCO
          BJS♥♥♥

          ResponderExcluir
        3. Obrigada,este pap está muito bem explicadinho!
          Vou mostrar no meu blog,tá...bjs

          ResponderExcluir
        4. Gurias, fiquei com uma dúvida: examinei em camisetas aplicadas que já tenho, e, em algumas, vi que foi usada entretela para estabilizar o tecido. O que vcs acham de usar a entretela?
          agradeço o PAP, muito explicadinho, bjs, Ieda.

          ResponderExcluir
        5. Olá, eu ainda não aprendi a fazer patch, mas é uma das próximas coisas que quero fazer, já até comprei tecidinhos. Amei esse blog, tem coisas lindas, obrigada por compartilhar.
          Já sou seguidora.
          Um abraço.

          ResponderExcluir
        6. Ieda

          Dá pra usar a entretala sim, mas o termocolante é o mais indicado para esse tipo de trabalho. Ajuda a não desfiar o tecido e a grudar o desenho no local à aplicar.

          Facilita muuuuito o trabalho. Principalmente quando tem sobreposição de tecidos.

          ;)
          Tati

          ResponderExcluir
        7. Estou começando a fazer patch, e esse passo a passo foi genial.
          Estou acompanhando esse blog e além do mais mil beijos.

          ResponderExcluir
        8. Olá!!! Adorei o seu Blog, e já estou seguindo para saber sempre das novidades...ainda não fiz nada em patchcolagem mas estou muito animada pra aprender...obrigada por dividir seus conhecimentos, que DEUS te abençoe, um grande beijo!!!!!!!!!!!!!!!!!
          Quando eu fizer a minha primeira peça vou colocar em meu blog - idenilzaarte.blogspot.com..bjus

          ResponderExcluir
        9. Muito obrigada por compartilhar com todas.
          Bjs

          ResponderExcluir
        10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

          ResponderExcluir
        11. Olá, poderia me explicae o que é este papel termocolante e onde encontrá-lo? Beijos
          ebenezerartes.blogspot.com

          ResponderExcluir
        12. Fatima Nelle, o papel termocolante, como o nome diz, serve para colagem de tecido sobre tecido através do calor do ferro de passar. É possível encontrá-la facilmente em casas especializadas em patchwork.

          ResponderExcluir
        13. ótimo pap...ótimo blog,ótimo vc dividir!!!!parabéns...

          ResponderExcluir
        14. Adoreiiiiiiiiiiii tudo no seu blog,PARABENS e OBRIGADA por compartilhar,bjbjbjbj

          ResponderExcluir
        15. Uso muito riscos daqui!!!

          Estou apaixonada por este blog...tem um selinho pra vc no meu cantinho

          bjos

          ResponderExcluir
        16. QUAL A DIFERENÇA EM TRABALHAR COM ENTRETELA E PAPEL TERMOCOLANTE...ALGUÉM PODE ME DIZER...ADOREI SEU BLOG...ESTÁ ENTRE MEUS FAVORITOS...MEU EMAIL PARA RESPOSTA...saletedarocha@yahoo.com.br

          ResponderExcluir
        17. IOOIO....ADOREI SEU BLOG,ESTOU NO COMECIIIIIIIIIIIIINHO DO PAT...
          OBRIGADA POR PARTILHAR TODA SUA ARTE ....
          ESTOU MUITO FELIZ DE ENCONTRAR AMIGAAS DA ARTE
          BJOS MARY

          ResponderExcluir
        18. Olá colega,
          Muito obrigada pelo pap, está super explicadinho, adorei!
          Beijos
          Valéria

          ResponderExcluir
        19. Thank you.

          Design a great day,
          Janet M. Davies - New Zealand
          http://www.jmddesigns.co.nz
          http://www.weekendwinner.blogspot.com/

          ResponderExcluir
        20. Adorei a explicação. Didaticamente falando perfeita, até quem nunca ouviu falar em aplicação vai entender. Muito obrigado.

          ResponderExcluir
        21. Adorei seu blog..... obrigada por compartilhar os riscos. bjs

          ResponderExcluir
        22. Muito bacana... lindo e bem feito!!! Parabéns...
          Valeu, por dividir este passo a passo conosco.
          Bjs

          ResponderExcluir
        23. Olá,
          Quero agradecer de coração à todas que colocam riscos aqui e também pela ótima explicação de como fazer patchcolagem.
          Vocês estão ajudando muita gente, muito obrigada!!!!
          Beijos
          Valéria

          ResponderExcluir
        24. Amei seu blog... vc é genial... hoje comecei um desenho com patcholagem e amei...
          Obrigada por distribuir seus dons... que Deus te abençõe muito...
          meu e-mail é srdiasfreitas@hotmail.com
          Meu nome é Simone

          ResponderExcluir
        25. Parabéns pelo incentivo, pela iniciativa e boa vontade... adorei tudo o que vi, com certeza vc ajuda muita gente...
          bjos e sucesso pra vc...

          ResponderExcluir
        26. Por favor, na minha cidade já procurei em várias casas de artesanato e não encontrei o papel termocolante. Usei uma entretela com cola, mas não adere ao tecido. Será que o papel termocolante tem outro nome? Procuro em livraria ou casas especializadas. Muuuuuito obrigada e parebéns pelo blog, é maravilhoso!!!!

          ResponderExcluir
        27. voce me passa o molde do gatinho? ficaria muito agradecida! pode mandar para esse e-mail: mariana_lavoisier@hotmail.com

          ResponderExcluir
        28. Olá, vim conhecer seu cantinho e saber mais sobre patccolagem.
          Acho esse trabalho lindo mas ficava imaginando como fazer, como colocar a aplicação sem ela sair do lugar na hora de casear, e qdo lavar a peça, se escapar algum ponto?? rsrs....nem imaginava como se fazia.
          Obrigada por compartilhar.
          Bjs

          ResponderExcluir
        29. olá estou fascinada por este blog ele é tu de bom amei muito obrigada pela força estou conhecendo agora a tecnica patchcolagem esta ideia esta de parabens os ricos tudo maravilhosso bchuuuuuuuuuuuu...........no coraçao. que deus te proteja hoje e sempre ..............

          ResponderExcluir
        30. Muito bom pra todas as iniciantes!

          ResponderExcluir
        31. Muito bom esse blog..adorei!!!
          sempre que posso entro pra dar uma olhadinha..bjuss..
          parabéns!!

          ResponderExcluir
        32. Achei seu blog muito legal.....agradeço por compartilhar....já estou te seguindo. abraços...

          ResponderExcluir
        33. adorei seu blog.ficou lindo seu bordado. ja estou te seguindo bjs visita meu blog http://cantinhodosbordadosdf.blogspot.com/

          ResponderExcluir
        34. amei esse blog, e sempre que alguem procura por riscos e passo a passo em patchcolagem divulgo esse blog...parabens!!!

          ResponderExcluir
        35. adoreii, obrigada amiga pelos ensinamentos,bjsss

          ResponderExcluir
        36. Querida,amei seu Blog e preciso muito da sua ajuda.....Preciso pagar para uma amiga me ajudar a casear os apliques e não sei qto pagar...não tenho idéia....vc me ajuda?Muito obrigada!!! Abraços
          Candida Maria

          ResponderExcluir
        37. Era tudo o que eu queria char. Que maravilha ! Sou uma iniciante nesta arte tão linda !
          Obrigada Tati e Nininha por compartilharem.

          ResponderExcluir
        38. Eu nunca tinha feito patchcolagem e olhando este passo a passo...postei minhas primeiras toalhinhas..hehe!!!Aguardo uma visitinha lá no meu cantinho...vou ficar muito feliz!!!
          Bjus,
          Mery

          ResponderExcluir
        39. Oi, amei o blog, vcs estão de parabéns, me tornei seguidora, obrigada por compartilhar
          beijusss
          Anne

          ResponderExcluir
        40. MENINAS ADORO ESTE BLOG COMECEI AGORA NO PATCH IMAGINEM A ANSIEDADE POR RISCOS E IDEIAS OBRIGADA PELA A AJUDA
          BJUSSSS
          BETE

          ResponderExcluir
        41. Seu blog é muito lindo. Vou te adicionar nos meus favoritos. Me faz uma visitinha também, vou adorar. Beijos!! Nadja

          ResponderExcluir
        42. Estou procurando dicas de PATCOLAGEM e hoje me surpreendi.Vc foi demais colocando seu pap aki.Beijimmmmm..assim q ficar pronto o meu te mando para ver se estou no caminho cert!!!

          ResponderExcluir
        43. adoro esta tecnica parabens continuem brilhando bjos susana crato ce

          ResponderExcluir
        44. Tudo de bom ! Sou iniciante nesta arte que é linda. Estou adorando ! Obrigada por compartilhar.
          Abraço
          ITE

          ResponderExcluir
        45. Tenho tentado fazer patch e não tenho conseguido,o tecido acaba descolando e as vezes desfiando...será onde estou errando? (tentei com o termocolante nacional e tb com o importado)
          Se puder me ajudar vou fiar muito agradecida.
          bjo katiane
          katy2_carvalho2yahoo.com.br

          ResponderExcluir
        46. amigas só n ganha dinheiro quem n quer com essas dicas

          ResponderExcluir
        47. Boa noite !
          Meninas sapecas vocês são demais !!!! Adorei a dica de aplicação.

          ResponderExcluir
        48. Adoreiiiiiiii
          parabéns pelo dom maravilhoso de aprender e ensinar para nos .
          obrigada por compartilhar.
          bjão

          ResponderExcluir
        49. Estou apaixonada por estas aplicações. Amei as dicas e o blog. Parabéns!! Bjos, Marilene.

          ResponderExcluir
        50. marinalva

          Parabéns pela explicação, mas gostaria de saber se tem outros pontos para fazer a aplicação.

          ResponderExcluir
        51. Que maravilha ter a sua orientação muito bem passada Muito obrigado

          BLOG 100000000.......
          beijos
          Feliz Ano Novo! muita paz e Deus a abençoe sempre

          ResponderExcluir
        52. Parabéns pelas postagens aqui e no orkut, ajuda muito.
          Gostaria de aumentar a minha produção e usar uma máquina de costura para fazer o caseado. Gostaria de saber o que vocês acham?
          Beijos!

          ResponderExcluir
        53. Parabéns pelo Blog, muito bem explicado, estou aproveitando muito, vou indicar no meu Blog,
          beijos no coração

          ResponderExcluir
        54. gostei muito do PAP, obrigada pelo carinho com que o fez, beijos e já estou lhe seguindo

          ResponderExcluir
        55. Mas e na hora de lavar o papel não sai...posso lavar a peça com água.....obrigada....bjks...Gil

          ResponderExcluir
        56. Estava fazendo o curso de patch, porém sai por causa de meus filhos (horário da escola) agora estou voltando a fazer sozinha e vc irá ser minha luz ....
          Criei um blog recentemente eu e minha amiga e não sei colocar estes marcadores que vcs colocam você me explicaria?

          ResponderExcluir
        57. olá adorei seu blog, você pode me tirar uma dúvida?? E quando a aplicação é com renda? O processo é o mesmo??

          Dá pra usar essa mesma técnica pra aplicar renda? Queria que ficasse mais ou menos assim:
          http://jakandjil.com/blog/wp-content/uploads/2011/02/jasonwu4.jpg

          obrigada!
          :)))

          ResponderExcluir
        58. oi colega, gostaria de saber se eu usar essa tecnica do termocolante, o tecido para de desfiar????
          pois estou aprendendo o patch aplique agora e os meus panos ficam desfiando de uns lados enquanto eu costuro os outros, e por isso o trabalho não está ficando muito legal.e eu estou fazendo pra minha filha que vai nascer e por isso tem que ser o mais belo de todos, logico, kkkkkk
          obrigada, bjsssss
          Alessandra (alemarques12@hotmail.com)

          ResponderExcluir
        59. ALESSANDRA,

          A qualidade do acabamento depende de: 1- TECIDO, tem que ser de boa qualidade, tricoline 100% algodão, que não desfie sozinho; 2- AGULHA fina e ponto firme; 3- TERMOCOLANTE com certeza, quando bem aplicado, segura o tecido e ajuda a não desfiar. Você pode passar termolina no tecido e esperar secar antes de casear, mas não recomendo para roupa de criança pois endurece o tecido.

          ResponderExcluir
        60. MERCIA,

          Esta técnica não é recomendada para renda por causa da cola, que em contato com o ferro vai melecar os 'vazados'. Indico costura à mão.

          ResponderExcluir
        61. GIL, não fica papel nenhum no aplique pronto. Você deve descolar, posicionar e passar o ferro.

          ResponderExcluir
        62. KATIANE,

          Verifique se a temperatura do ferro é adequada! Ferro muito quente evapora a cola e muito frio não faz efeito. Outra coisa é o tecido! Ele deve ser preferencialmente pré lavado para tirar a goma e evitar encolhimento.

          ResponderExcluir
        63. Ameiiiiiiii seu blog obrigada por compartilhar
          vc é com certeza uma pessoa iluminada e muito abençoada bjsss

          ResponderExcluir
        64. huuumm... muito obrigada pela dica ;))

          ResponderExcluir
        65. vania
          olha so depois de 50 anos descobri o que eu gosto de fazer patchcolagem. Estou amando, mais preciso me aperfeiçoar, me ajuda? desde já muito obrigada.BEIJOS!!!!
          16/3/20011

          ResponderExcluir
        66. Parabéns por você dispor do seu tempo e ajudar (sem interesse algum)as outras pessoas.Com certeza você é especial.
          Beijinhos de luz.

          ResponderExcluir
        67. Ola vc tem o risco dessa flor vc poderia enviar no meu email??
          tjw.ferreira@yahoo.com.br
          PARABÉNS PELO SEU TRABALHO TUDO MUITO LINDO!!!!

          ResponderExcluir
        68. Oiiii...

          Você é uma bênção!
          Obrigada por estar partilhando tantas lindas...fazia tempo que eu queria aprender essa técnica, e achei aqui.

          Um abraço...
          Nilce, de Itaperuna

          ResponderExcluir
        69. Estou tentando fazer meu primeiro trabalho com patchcolagem, sua explicação foi perfeita, muito obrigado!
          Beijos, Renata
          palpitandoemtudo

          ResponderExcluir
        70. Olá!
          Hoje fiz minha primeira tentativa com termocolante. Bati cabeça um pouco, pois em nenhum lugar eu li que tinha que grudar o papel no avesso do tecido...tá todo mundo vai dizer:é obvio! Só que eu não sabia...ainda bem que usei um desenho pequenininho, já que o termo que ganhei também era pequeno. Aliás, o plastico que vem junto fica solto mesmo, ou o meu veio com defeito? Ele estava todo descolado do papel, foi difícil de trabalhar. Difícil, mas não impossível. Enfim consegui. Só falta agora fazer um caseado decente.
          Quero dizer que suas explicações foram ótimas! Através delas é que perdi o "medo" de usar termocolante.
          Obrigado!
          Beijos, Renata
          palpitandoemtudo

          ResponderExcluir
        71. Olá estou cada vez mais apaixonada por este trabalho.
          Estou adorando este blog.
          Beijos, e que Deus abençoe.
          Obrigada

          ResponderExcluir
        72. Suas explicações são bastantes claras.
          Agradeço a Deus existir pessoas como vc que sabem dividir conhecimentos.
          Lembro-me de uma frase: " O sábio que não diz o que sabe é como uma nuvem que passa e não traz chuva" .
          Vc é uma pessoa especial.
          Deus te abênçoe.
          Beijos,
          Altair

          ResponderExcluir
        73. Olá! Adorei esse blog e estou encantada com a patchcolagem, vou me aventurar qualquer dia desses.
          Obrigada por compartilhar conosco, Deus abençoe!
          Beijinho.
          Keila http://wwwcantinhodakekeik.blogspot.com/

          ResponderExcluir
        74. Olá, faço alguns tipos de artesanatos, e começei a me aventurar pela arte de patchcolagem.... adorei seu blog, tem muitas coisas legais..... já sou sua seguidora, dá uma passadinha no meu blog e segue tb.... bjs...

          ResponderExcluir
        75. Olá, esse seu cantinho é tudo de bom... vou começar essa técnica pela primeira vez, já que trabalho com tapeçaria, decoupagem, biscuit...
          Esse trbalho é lindo, e seu blog incentiva a gente a criar e também compartilhar como você que é especial,DEUS abençoe. Quando tiver um tempinho visite o meu blog: http://criacoesartesanaismbp.blogspot.com
          Bjs.

          ResponderExcluir
        76. Olá !!! Adorei seu blog linda, ele é maravilhoso..ameiiii.....que Deus continue te abençoando muito...e passa lá no meu canto...será um prazer te receber lá..bjs mil !!!!

          ResponderExcluir
        77. Oi Tati e Nininha !
          Adorei o blog de vcs. Era justamente o que eu estava procurando, e tudo tão explicadinho, e lindo.
          Voltarei sempre.
          Dias alegres pra vcs.
          Bjs.
          ritabartoloartesanato.blogspot.com

          ResponderExcluir
        78. Oi meninas!
          Sou eu outra vez. Gostaria de saber se posso colocar esse pap no meu blog, claro dando os créditos a vcs e convidando o pessoal pra dar uma passadinha no seu blog. O que vcs acham? Só
          colocarei se me autorizarem. Gostaria tbm de convidá-las a visitar meu cantinho, e levar com vcs dois mimos. Meu selinho e meu banner. Fica do lado direito da página.Se gostar, é só levar com vcs.
          Bjs.
          ritabartoloartesanato.blogspot.com

          ResponderExcluir
        79. olá,faz pouco tempo que conheço este trabalho,mais quando vi foi amor a primeira vista,já estou até fazendo aulas e estou adorando,trabalhar com artesanatos para mim é uma enorme satisfação por já trabalhar com ponto cruz e trabalhos em babantes e croche,parabéns tudo muito lindo.

          ResponderExcluir
        80. Adorei esse post, tirou muitas duvidas q eu ainda tinha. Parabéns!
          Bjs.

          www.atelierartedecor.blogspot.com

          ResponderExcluir
        81. Boas dicas! Esto começando a fazer agora. Se puder, manda uns moldes fáceis (pano de prato) para meu e-mail e.talita@hotmail.com!! Grata, Érika

          ResponderExcluir
        82. Adorei seu blogue!
          Estou seguindo.Obrigada por dividir suas maravilhas com a gente.
          Bjos!

          ResponderExcluir
        83. Lindoooooooooooo!!!!!Muito bem explicado,tudo de bom pra se aprender.....Parabéns a vcs que DEUS abençoe a todos....

          ResponderExcluir
        84. Meninas adorei o PAP e o Blog de Vocês, achei super fácil e já estou louca pra começar a utilizar a técnica, postei o PAP de vocês no meu Blog, caso vcs não gostem é só me avisar q retiro!!
          Bjs e Parabéns!!
          http://nartsartesanatos.blogspot.com/

          ResponderExcluir
        85. Olá! Quero contar a vcs que aprendi a fazer patch aplique aqui, no seu blog e tenho feito tantos trabalhos desde então que resolvi tbm ter o meu blog para compatilhar com quem gosta. Valeu!!! Parabéns e obrigada!!!
          http://geisaartes.blogspot.com

          ResponderExcluir
        86. Oláá, muito obrigada pelo PAP. Estou começando a fazer patch agora, mas nunca fiz aula. Já vi alguns trabalhos que nao tem a costura em volta...corre perigo do tecido descolar?
          Muito Obrigada

          ResponderExcluir

        Deixe seu comentário!